domingo, março 21, 2010

Christina Aguilera: ditadora das tendências Pop.

No mundo da música existem certas tendências que reinam por alguns anos e depois caem em desuso. Tendências essas que você, admirador de música, pode até não notar, mas elas existem e são ditas por uma cantora chamada Christina Aguilera.
Christina Aguilera surgiu em 1998 cantando a musica tema do filme Mulan, logo ela assinou contrato com a gravadora RCA. Seu primeiro álbum homônimo trazia um estilo semelhante ao de Britney Spears: música pop/r&b cheia de letras para os adolescentes ouvirem e se identificarem.
Até então, Christina Aguilera apenas seguiu a tendência do momento, principalmente depois de gravar um álbum natalino em 2000. Mas a coisa muda de figura em 2002, quando é lançado o álbum Stripped, que, como o nome sugere, mostra Christina Aguilera “nua”, ou seja, do jeito que ela realmente é, sem mascaras. Conhecidentemente – ou não -, alguns cantores da época começaram a tornar seus álbuns mais pessoais, é o caso de Madonna (com American Life) e de Britney Spears (com In The Zone). Além do fato do R&B, principal estilo de Stripped, ter tomado conta das rádios do mundo todo nas vozes de cantores como Beyoncé.
Christina Aguilera passou alguns longos meses de férias e, em 2006, lança Back To Basics, um álbum inspirado na música das décadas de 20, 30 e 40, ou seja, o Jazz, Blues e Soul são os grandes ritmos desse álbum. E novamente outra conhecidencia - ou não - vem a tona quando as cantoras Amy Whinehouse, Duffy e Grabriela Cilme começam a fazer sucesso com o mesmo estilo de Back To Basics. Interessante reparar que Amy Whinehouse já gravou um álbum em 2003, e ela só alcançou o sucesso depois de Back To Basics.
A nossa próxima conhecidencia vem em 2008 quando Christina Aguilera lança a coletânea Keeps Getting Better – A Decade Of Hits, que, embora seja uma coletânea, esse álbum traz um estilo Dance Music futurístico e logo Lady Gaga começa a emplacar seus primeiros sucessos com um estilo semelhante. Aqui há outro fato interessante: Lady Gaga lançou seu álbum no começo de 2008, mas só chegou ao sucesso depois de Keeps Gettin’ Better ver a luz do dia. Apareceram ainda outros grupos e cantores que deixaram seus estilos de lado para cantar uma música mais Dance Music, foi o caso de Black Eyed Peas (com The E. N. D.) e Shakira (com She Wolf).
Bom... Christina Aguilera parece que é sim a ditadora das tendências da música Pop. Ou pode ser que ela simplesmente saia na frente... Ou será que eu estou vendo – e ouvindo – coisas?

Por: Murilo Carlos Filho

8 comentários:

JK" disse...

vc com certeza está ouvindo e vendo coisas;

VLF downloads disse...

Eu concordo com você, a Christina Aguilera é uma cantora brilhante, tá sempre querendo inovar, e ainda tem gente que fica acusando ela de cópia...
http://vlfdownloads.blogspot.com

●๋•Wallace Alves●๋• ღ Sr. Panda ღ disse...

Eu tbm concordo com vC! Inegavelmente, a Chris inova sempre e abre poortas para outros artistas! u.u

Eider Costa disse...

Pois é, amigo!

Você está mais do que correto. Só não vê, quem não quer.
Eu partilhava das mesmas opiniões que você... em todos os momentos da carreira dela, sempre houve uma legião de seguidores(as).
Mas no fim das contas, a mídia deturpa tudo, mexe daqui, mexe dali, mexe de acolá e ela termina sendo a copiadora e não a copiada!
Infelizmente!

Gui disse...

QUE SUCESSO!

Vontade de mandar pras revistas e materias relacionadas a musicas...

Acho que se nao fosse pela falta de carisma de Christina, seu trabalho teria um outro reconhecimento do publico!

c. disse...

*__________________________________*
super concordo !

Anônimo disse...

É Tbm o caso do album Back to Basics de Christina, que uns três anos depois foi adotado o tema de Circo tbm no album de Britney - Circus, e da Pink - Funhouse!

Anônimo disse...

#FATO ! Seu post diz tudo.