terça-feira, novembro 10, 2009

Natal Mágico – Xuxa


Pequenas grandes mudanças em XSPB.
Desde que ganhou o apelido de Rainha dos baixinhos, Xuxa vem se dedicando cada vez mais no que sabe fazer de melhor, trabalho voltado para o público infantil. Inclusive, Xuxa lançou no ano 2000 uma série de álbuns intitulados de Xuxa Só Para Baixinhos (XSPB) repleto de músicas que ajudam as crianças no desenvolvimento educacional delas, além do próprio entretenimento.
Natal Mágico – que seria o 9º XSPB – passa um tanto longe dos demais XSPBs, deixando de lado a “Xuxa professora” que ensinava diversas coisas em suas músicas. A única coisa que a cantora talvez “ensine” é todo aquele blá blá blá sobre espírito natalino, típico de álbuns de natal. Essa questão faz do Natal Mágico um álbum do tipo “pra toda família”.
Outra coisa que faz falta nas músicas do álbum é o toque eletrônico que Xuxa sempre teve – talvez o que fez a cantora se destacar das demais cantoras de músicas infantis ao longo de toda sua carreira – e, no lugar do eletrônico, ouvimos músicas com toques bem brasileiros que passam pelo pop, sertanejo e samba. Outro toque que deixa o álbum mais universal, ou seja, menos focado no público infantil.
O álbum conta com participação de alguns cantores como Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Madre Marcelo Rossi entre outros, marcando outra mudança na série XSPB. Destaque para Natal de Paz, Papai Noel Existe, Pot Pourri: Noite Feliz/Pinheiro de Natal/Bate o Sino/Noite Feliz, Você Acredita Em Mágica?. Um Feliz Natal, Amém e Então è Natal. Categoria C.

P. S.: A capa de Natal Mágico causa certa polêmica pelo fato de a Xuxa está segurando um bebê muito novo.

Por: Murilo Filho