sexta-feira, novembro 20, 2009

CINEMAPOP: Lua Nova – Chris Weitz


Depois de Harry Potter¹, todos os produtores de Hollywood acham que qualquer serie definida como adolescente pode se tornar uma marca e Crepúsculo é uma dessas séries.
É notável os apelos a muitos clichês do cinema atual para atrair público, clichês esses que vão de corpos sarados até inconvenientes e exageradas câmeras lentas e, mesmo assim, os produtores parecem se importar mais com os lucros e permitir que uma boa historia seja tratada como se fosse comercial de equipamentos de ginástica.
Mesmo com as criticas já garantidas contra o filme, houveram acertos: a adaptação foi bem pensada, algo raro nos filmes. O que tornou a história bem desenvolvida, graças a Stephenie Meyer, que trouxe bons frutos como a personagem Bella, que provoca o amor ou o ódio no publico, ou pela sua imbecilidade ou pela entrega da atriz Kristen Stewart para um papel tão querido.
Essa nova tendência de apostar em adaptações de livro para o cinema deixa alguns espectadores marginalizados porque, hoje em dia, só entende e sente melhor o filme quem lê as obras literárias e, no fim, boa parte da platéia só vai pro cinema admirar belos rostos e abdomens maquiados ou então fazer aquela algazarra na sala de cinema.
Contudo, Lua Nova é uma excelente forma de entretenimento, seja para gozar da cara dos personagens, admirar belezas com originalidade duvidosa, causar polêmicas, discursão entre as pessoas que assistem ou ter uma boa visualização do que se leu nos livros de Stephenie Meyer. Categoria B.

P. S.
: O filme tem um problema muito grande com a idade das personagens e a idade real dos atores.
P. P. S.: Os efeitos especiais são até legais, porém são muito artificiais.

¹: série de aventuras fantásticas criadas pela escritora britânica J. K. Rowling. Desde o lançamento do primeiro volume, os livros ganharam grande popularidade e sucesso comercial no mundo todo e deram origem a filmes, videojogos e muitos outros itens. (fonte: Wikipédia)

Por: Murilo Filho e P. C. Carlos