sábado, março 13, 2010

Telephone - Lady Gaga


The Fame Monster é uma álbum de inéditas que foi anexado ao bem sucedido álbum de estréia de Lady Gaga, fazendo dele uma edição de luxo. A única música do desse novo álbum ao nível dos singles de debut de Lady Gaga é Bad Romance, as outras músicas deixam muito a desejar. E ontem foi lançado o vídeo de Telephone, segundo single de The Fame Monster. E justamente por não ser uma música ao nível de, por exemplo, Pocker Face, Lady Gaga deu uma solução plausível: um vídeo blockbuster, daqueles que todo mundo quer ver.
Como continuação do clipe Paparazzi, no vídeo Lady Gaga vai para prisão e, depois de solta, une-se a Beyoncé para um novo crime, colocar veneno nas refeições servidas por um restaurante, ou seja, uma assassinato em massa. Mas não é apenas a história que é semelhante entre Telephone e de Paparazzi, os figurinos bizarros, poses extravagantes e passos de dança esquisitos também são. Além da valorização do roteiro e da direção.
Ainda, Lady Gaga não se livrou de certas manias como suas referencias e inspirações – beirando o plágio – de outras cantoras pop como Kylie Minogue, o que deixa transparente que Lady Gaga ainda não está no seu melhor.
No geral, digamos se houvesse um duelo entre Telephone e seu “precessor” Paparazzi, Telephone perde feio. O que salva o vídeo é a direção de Jonas Akerlund e a participação de Beyoncé, que não combinou muito com o estilo do vídeo, mas dá um Quê a mais.
Uma solução saudável para Lady Gaga seria visar os clipes abstratos como Bad Romance e Just Dance, sem grandes roteiros onde os que assistem tem que quebrar a cabeça tentando entender os roteiros de Lady Gaga. Melhor do que ficar tentando, inutilmente, fazer um Thriller do século XXI.

P. S.: O carro que aparece no vídeo é o mesmo do filme Kill Bill vol. 1, conhecida como Pussy Wagon.

Por: P. C. Carlos