sábado, maio 15, 2010

Manuscrito - Sandy

Pouco mais de 2 anos foi o tempo que Sandy precisou para pensar sobre seu primeiro álbum depois do fim da gloriosa dupla Sandy & Júnior. E agora, o Brasil conhece Manuscrito, o primeiro álbum solo de Sandy.
Sandy sempre demonstrou muita paciência e despreocupação quando se falava no “primeiro álbum solo”, o que foi muito sábio da parte dela. Pois ela pode até não ter percebido, mas Manuscrito com certeza foi um álbum muito aguardado, tanto pelo público quando pela crítica e o fato dela não se sentir pressionada, deve ter ajudado bastante a preparar melhor esse álbum.
Manuscrito não é um álbum ruim, mas o que parece é que os 17 anos de experiência de Sandy ao lado do irmão ficaram de lado quando Sandy faz desse um álbum muito semelhante aos últimos trabalhos dela na dita dupla, trabalhos esses que decretaram o fim da dupla pela falta do sucesso estrondoso que eles costumavam atingir. Mas erros a parte, Sandy foi também muito inteligente quando decidiu lançar um álbum Pop que cheira à MPB, tudo isso com cara de música Country, afinal MPB está no coração dos brasileiros e o Country esteve em alta nos últimos anos.
Outro fator interessante a ser reparado é a voz da Sandy, incontestavelmente linda, mas chega a irritar enquanto ela tenta mostrar uma voz suave até demais de forma excessiva e, aliás, onde estão os belíssimos agudos que ela costumava emitir nas músicas do Sandy & Júnior?
O primeiro single, Pés Cansados, é daquelas músicas que soam estranho na primeira ouvida, mas depois você se pega cantarolando a canção e não consegue mais tirar da cabeça por um tempo. E há nessa música uma mistura de Caetano Veloso com Taylor Swift, talvez por isso que soa estranho na primeira ouvida.
Bem... Manuscrito mostra uma Sandy que você já deve ter conhecido e se você é fã de música Pop de verdade, provavelmente esse álbum não vai te agradar muito.
Destaque para Pés Cansados, Ele/Ela, Dedilhada, Sem Jeito, Duras Pedras, Tão Comum e Esconderijo.

P. S.: A primeira remessa de CDs foi de 50 000, esse número é muito alto e raramente há um álbum que seja produzido em massa como esse, principalmente com a presença cada vez mais forte da pirataria e do download ilegal.

Por: Murilo Carlos Filho