terça-feira, agosto 25, 2009

ESPECIAL LITERATURA POP: Crepúsculo – Stephane Meyer


Se eu pudesse indicar a maior característica da série de Stephane Meyer, seria 'RESGATE'. Antes de ler o livro, imaginava as intenções da autora e depois de ter lido, minhas expectativas só se confirmam.
É fato que o sucesso quase instantâneo da série é fruto do tempo extra que alguns fãs da série Harry Potter¹ tem pela falta de um livro longe dos padrões clássicos para ler, além da cativante personagem Bella que narra os acontecimentos a partir de uma visão feminina, cativando principalmente as leitoras do que os leitores.
Alguns podem até apontar Crepúsculo como clichê, mas, como dito no início, o que Stephane Meyer faz é um regate profundo das épocas do Romantismo², com direito a amor carnal, mal-do-século , amor acima da vida e todo aquele blá-blá-blá.
Stephane Meyer talvez não seja a melhor escritora, embora seja bastante criativa, misturando modelos clássicos com seu próprio modelo. Depois de muitas publicações com a série Crepúsculo, espero que as pessoas finalmente reflitam e sintam o que a autora quer dizer e que parem de julgar obras atuais pensando que só vale a pena admirar gênios que todo mundo diz que é gênio. Categoria B!

P. S.: A adaptação para o cinema encantou muito o público, apesar de ser um tipo de filme que não tem nada de mais e que todo mundo conhece o final.

¹: Série de livros escritos por J. K. Rowling. A série conta como são os anos do bruxo Harry Potter em Hogwarts, uma escola para bruxos.
²: Escola literária que colocava o amor acima de tudo.

Por: P. C. Carlos

6 comentários:

  1. Poxa, só isso Paulo César??? Hum... tenho que concordar que foi mesmo um resgate do romantismo... e MAL DO SÉCULO! (aff... deprê...). Talvez por isso as garotas tenham gostado tanto. Falta um pouco de Edward na maioria esmagadora dos homens "modernos"... Eu PRECISO de um Edward... ^^

    ResponderExcluir
  2. Olha Paulo César, eu sou cinéfilo desde criança,faz tempo hehehe e sinceramente já vi grandes filmes em todos os generos e sinceramente achei achei esse nada mais que comum,nem bom nem ruim.Talvez não seja meu genero predileto sei lá,e o segundo venha com mais aventura...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Paulo,
    tenho que concordar com o seu post, o livro é totalmente um regaste do romantismo!
    O livro é meloso, realmente, eu particularmente não gostei, mas respeito que goste tanto do livro quanto do genero!
    a tua resenha tá otima! Parabéns pelo blog!
    Já estou te seguindo! ^^

    Beeijos,
    quando der da uma passadinha la?
    http://nadaaverpontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar muito desse título. Confesso que o título é instigante.

    ResponderExcluir
  5. Perai, perai... a critica é sobre o livro. eu sou romântica, eu adorei... sou uma garota apaixonada! *--*. mas o filme, eu, sinceramnete não gostei. espero que Lua Nova seja melhor. eustou anciosissima!!! Obrigado por visitar eu blog Murilo. vc é famoso, Paulo já me falou mto de vc. mas não fica metido, hein? rs beijos!

    ResponderExcluir
  6. Valeu gente pelos comentarios, mas só queria lembrar q o foco da critica é sobre a serie de livros, e q tb achei o livro muito meloso por isso não faz parte da minha lista de livros favoritos, contudo vale a pena ler e suspirar de amor : D

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o YottaPop, comente e volte sempre!!